TV Verdes Mares e g1 conquistam 1º e 2º lugares no Prêmio UFC de Jornalismo
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Equipes do Sistema Verdes Mares são premiadas na 2ª edição do Prêmio UFC de Jornalismo
Arquivo pessoal
Equipes de jornalismo da TV Verdes Mares, do g1 Ceará e do Diário do Nordeste, veículos do Sistema Verdes Mares, conquistaram diversos prêmios nas categorias de vídeo, texto, fotografia e áudio na 2ª edição do Prêmio UFC de Jornalismo, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A premiação foi realizada nesta segunda-feira (15) em Fortaleza.
Neste ano, o prêmio teve o tema “UFC: transformando vidas”, com objetivo de reconhecer as melhores reportagens acerca do impacto do ensino, da pesquisa e dos projetos de extensão da UFC na transformação da vida de indivíduos e comunidades.
As reportagens estavam divididas nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. Os prêmios variam de R$ 500 a R$ 3 mil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A TV Verdes Mares conquistou o 1º lugar na categoria vídeo com a série de reportagens "Educação: quando a Universidade Transforma Histórias", que fala das mudanças no espaço universitário após a Lei de Cotas e a maior participação das mulheres em pesquisas na universidade.
Confira uma das reportagens vencedoras:
O que mudou na universidade depois da Lei de Cotas
O g1 Ceará ficou em segundo lugar na categoria texto com a reportagem "A contaminação silenciosa que ameaça a segurança alimentar de comunidades tradicionais na zona rural do Ceará", que mostra, a partir de uma pesquisa da UFC, como o uso indiscriminado de inseticidas tem afetado moradores de áreas rurais de Crateús, interior cearense.
Entenda como uso de agrotóxicos prejudica comunidades no Ceará
O Sistema Verdes Mares ainda conquistou outro 1º lugar na categoria texto com a reportagem "Alunos 60+ ocupam universidade para manter mente ativa, socializar e reforçam debate sobre inclusão", publicada no Diário do Nordeste e assinada pela jornalista Thatiany Nascimento. A fotógrafa Fabiane de Paula tirou 1° lugar na categoria fotojornalismo pela mesma reportagem.
Na categoria áudio, o Sistema Verdes Mares conquistou o 2º lugar com a reportagem "Envelhecer em Movimento", de Mariana Lazari.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará